Como escolher o piso ideal para cozinha e banheiro da minha casa?

A escolha do piso ideal para cozinha e banheiro de uma casa está entre as tarefas mais importante de um projeto de vida feliz e tranquila de uma família.

Ter uma casa confortável, elegante e prática é essencial nos tempos de hoje onde homens e mulheres trabalham fora e querem curtir mais a vida. Afinal com a nova lei das domésticas você não quer gastar tempo e dinheiro limpando a casa.

Pisos elegantes e fáceis de limpar, bancadas bem planejadas, de fácil acesso, que comportem corretamente fogão ou cooktop são o carro chefe para o sucesso da cozinha moderna, um ambiente cada vez mais social e interativo. Banheiros modernos e confortáveis compõem a casa ideal nos dias de hoje.

O Mármore, granito ou silestone estão em total sintonia com essa nova proposta de casa elegante e funcional. Mas qual piso ideal para minha casa? Como escolher?

Basicamente existem o mármore e o granito tipo exportação e o comercial. Do mesmo bloco é possível ter os dois tipos. O tipo exportação é sempre mais perfeito, com composição de formas e cores que garante uma uniformidade na apresentação final. O comercial é uma pedra de excelente qualidade porém com algumas variações na forma e apresentação das cores. Não são defeitos e sim forma de apresentação natural. Um grande diferencial é o polimento da pedra apenas com água, sem produtos químicos. Isso garante uma maior durabilidade do brilho natural da pedra.

Já o silestone é uma superfície produzida de quartzo natural, altamente resistente a manchas e riscos, possuindo um baixo nível de absorção de fluidos. Silestone está disponível em cerca de 60 cores para bancadas, três texturas e vários formatos, tornando-se extremamente versátil podendo mesmo até ser utilizado em grandes formatos sem necessitar de qualquer junta. Silestone é perfeito para utilizar em muitas aplicações tanto na cozinha como na casa de banho. Ele não serve para o piso de sua casa.

Veja os passos escolher o piso ideal para cozinha e banheiro

O piso de granito PAGINADO é composto de peças grandes, normalmente de um metro quadrado. A sensação que teremos depois da aplicação e de uma pedra única no chão. O acabamento entre as peças deve ser o mais próximo da cor natural do granito escolhido. O correto é a marmoraria ir até sua casa e medir a área da cozinha e depois definir o tamanho correto das peças. Um outro detalhe importante é que essa peça deve ter 2cm de espessura, o que garante mais segurança e diminui o risco de quebras e trincas. O piso RECORTADO utiliza peças de tamanho 55 x 55 e espessura de 1,5 cm. Ela é indicada para ambientes menores ou com mais recortes. Do mesmo modo que o piso paginado a atenção para o assentamento e as emendas é essencial para um ótimo resultado.

Para a bancada o ideal é utilizar de peças de granito tipo exportação, que resulta em um material com menos variações de cor e forma, afinal é aonde você irá mais observar e utilizar. Um grande segredo é a emenda com massa da mesma cor do granito que garante um perfeito acabamento e valorização do seu conjunto. Alguns arquitetos utilizam variação de granitos no piso e na bancada.
Dica Importante: Antes de escolher o granito, visite marmorarias e peça amostras dos materiais que lhe interessam. Assim você poderá levar para casa um pedaço da pedra e comparar com os móveis e revestimentos existentes ou até mesmo levar a uma loja de materiais de construção e comparar com os azulejos e faixas decorativas que pretende utilizar. Observando lado-a-lado, fica muito mais fácil sentir se sua combinação tem harmonia.